09 a 12 de novembro de 2023 - Pico

Encontro Regional do Turismo dos Açores conta com a presença de especialistas regionais, nacionais e estrangeiros, de diferentes áreas profissionais, abordando diferentes temáticas, partilhando conhecimento e experiências e contribuindo para a tomada de consciência das novas oportunidades que este tipo de Turismo tem para o desenvolvimento dos Açores.

convidado
Teresa Tiago
Maria Teresa Borges Tiago é Professora Auxiliar com Agregação da Faculdade de Economia e Gestão, da Universidade dos Açores e colabora como professora convidada na Universidade NOVA IMS. É doutorada em Ciências Económicas e Empresárias, com agregação desenvolvida no domínio do Marketing. Possui um MBA e mestrado em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa. É Diretora do Centro de Investigação CEEApLA e faz parte do corpo editorial de revistas internacionais de relevo no domínio do turismo. É, ainda, autora de livros, capítulos de livros e artigos em revistas especializadas nacionais e internacionais, no domínio do turismo e do marketing.
convidado
Pedro Quintela
Formado em Psicologia do Trabalho, realizou um Master nos EUA e uma Pós-graduação em Leadership e Management pelo ISEG. Com um percurso ligado às áreas da Consuloria de Gestão, o Pedro iniciou a sua carreira na Dynargie (Consultora de Origem Suíça), tendo passado vários anos a trabalhar em países tão diversos como Brasil, Singapura, Dubai, Indonésia, Espanha, entre outros. Foi Partner das Jason Associates (actual Mercer) até 2016, e neste momento Sales & Marketing General Manager das Viagens Abreu, acompanhando o negócio de Lazer e Corporativo, para além da gestão mais macro do Marketing e da relação com Parceiros Institucionais.
convidado
José Toste
Nascido nos Açores, em Angra do Heroísmo, com formação académica em Línguas Estrangeiras Inglês e Alemão pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a sua carreira no turismo como guia intérprete na ilha Terceira e coordenador dos cursos de turismo na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo. Atualmente é Vogal da Estrutura da Sustentabilidade dos Açores enquanto destino turístico, tendo desempenhado outras funções de direção e coordenação ao longo da sua carreira profissional em diferentes entidades ligadas ao turismo nos Açores nas quais coordenou projetos no âmbito da estruturação e qualificação da oferta turística no Açores, tendo igualmente feito parte da equipa da SRTMI que acompanhou e coordenou o desenvolvimento do PEMTA2030.
convidado
Rosa Costa
Licenciada em Direção e Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. É, atualmente Presidente do Conselho de Administração da Visit Azores e Vice-Presidente da AVEA - Associação para a Valorização Económica dos Açores. Foi Diretora Executiva e Administradora da Azores Youth Hostels, prestou consultoria em projetos na área do turismo e foi assessora para o Turismo na Câmara Municipal de Ponta Delgada. Desempenhou o cargo de Diretora Técnica e Comercial na Futurismo Azores Adventures. Esteve ligada à formação vocacional na área do turismo em diversas escolas profissionais, tendo, também, organizado e liderado como Chief Expert os concursos de profissões Euroskills, Portugal Skills e Azores Skills, na profissão de Receção Hoteleira. Desempenhou, ainda, a função de Assistente de Direção nos Hotéis Marina Atlântico e Açores Atlântico (grupo Bensaude).
convidado
Rami Mogabgab
Com uma base sólida em Engenharia Mecânica e Finanças, Rami Mogabgab iniciou a sua carreira como Engenheiro de Controle de Petróleo e Gás em vários locais internacionais. Depois disso, Rami passou quatro anos no setor de tecnologia antes de fazer a transição para a indústria imobiliária, com foco particular em Portugal, onde fez contribuições significativas para projetos em todo o território continental. Agora, como Diretor Executivo da Vivium Properties, os esforços de Rami têm sido fundamentais para promover o crescimento dos negócios em Portugal e na Grécia nos últimos quatro anos. Cada fotografia que Rami capta conta uma história da magnificência subtil da natureza, defendendo uma convivência harmoniosa e incutindo um genuíno respeito pelo ambiente.
convidado
Ricardo António
Tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Mestre em Responsabilidade Social Corporativa. É o fundador da Ethical – Projetos de Responsabilidade Social e expert em projetos de impacto social para empresas como Galp, Leroy Merlin, Sonae MC, Boehringer-Ingelheim, KPMG, EPAL, World Trade Center. Docente em várias universidades é também autor de artigos publicados.
convidado
Celina Tavares
Licenciada e mestre em Línguas e Relações Empresariais pela Universidade de Aveiro. Em maio de 2012 iniciou funções como Gestora de Produto no escritório do Turismo de Portugal, em Dublin, Irlanda, onde viveu até dezembro de 2017. Em janeiro de 2018 assumiu o cargo de Diretora do Turismo de Portugal nos Estados Unidos da América.
convidado
Filipe Roquette
Filipe é sócio e Diretor da Bloom Consulting e distingue-se pela sua capacidade de gestão de equipas e experiência nas áreas de empreendedorismo, estratégia, marketing e comunicação e entretenimento. Formou-se em 1992 na Escola Superior de Belas Artes do Porto, foi fundador e administrador de várias empresas nas áreas da publicidade, Pós-produção e videojogos, vencedoras entre outros, no ano de 2011 do grande prémio ZON Criatividade e Expresso/Exame Informática (O melhor de 2011). Desde 2008 que colabora com a Bloom Consulting e liderou a construção e desenvolvimento das 7 edições do Portugal City Brand Ranking© 2014-2020- Especialista no campo do Nation e Place Branding, Filipe aconselha cidades e regiões portuguesas, nos seus projetos de estratégia de Marca, implementação e comunicação.
convidado
Nuno António
Nuno António é doutorado em Ciência e Tecnologia da Informação, mestre em Administração e Gestão Hoteleira e licenciado em Engenharia de Software. Os seus interesses de investigação estão relacionados com Data Science, nomeadamente a aplicação de Machine Learning, Text Mining, Data Mining e Big Data à gestão. Nuno António é Professor Auxiliar Convidado na NOVA IMS e CTO da Itbase.
convidado
Lídia Monteiro
Lídia Monteiro é vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, I.P., tendo anteriormente sido Diretora Coordenadora da Direção e Apoio à Venda dessa entidade. É responsável pelas áreas da promoção nacional e internacional do país enquanto destino turístico, do apoio à internacionalização das empresas turísticas nacionais, das relações internacionais, bem como, pela coordenação da rede de equipas do Turismo de Portugal no estrangeiro. Profissional de comunicação e marketing há mais de 25 anos, tem integrado diversas comissões interministeriais e órgãos diretivos. Foi eleita Personalidade de Marketing do Ano em 2018 e Marketeer do Ano em 2022 (Meios & Publicidade).
convidado
Luis Madureira
Fundador, Managing Partner e Chief Innovation Officer da ÜBERBRANDS. Foi Global Competitive Intelligence (CI) Practice Lead da Ogilvy Consulting e possui uma vasta experiência internacional em Consultoria e na indústria de Bens de Grande Consumo (Diageo, Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, United Coffee, e Heineken) onde desempenhou funções de liderança em CI, Estratégia, Marketing, e Vendas, a nível internacional e global. É Chairman do SCIP Portugal Chapter e Keynote Speaker a nível internacional. É autor do SMINT e do INNOVaction e é doutorado em Gestão de Informação - Sistemas de Informação e Suporte à Decisão – pela NOVA IMS e Collaborator Researcher do MagIC. Licenciado pela NOVA SBE em Economia e certificado como Competitive Intelligence Professional (CIP-II) pela Academy of Competitive Intelligence e Certified Social Intelligence Professional (CSIP) pelo Social Intelligence Lab.
convidado
Joanna Krywalski-Santiago
Joanna Krywalski-Santiago tem doutoramento em Gestão, mestrado em Gestão Internacional e Marketing e fez formação executiva em Inteligência Artificial para Estratégia de Negócios no Massachusetts Institute of Technology. Ingressou na Universidade de Lisboa, ISEG – Lisbon School of Economics and Management (Portugal) como professora auxiliar convidada de Marketing Operacional e Estratégico em 2014. Atualmente é Coordenadora do Programa de Mestrado em Gestão (Masters in Management) e Coordenadora de Estágio Corporativo. Em 2017 foi convidada pela VIVES University College/KU Leuven Associate (Bélgica) como docente de Gestão Avançada de Marketing. Atualmente leciona Gestão de Marketing, Planeamento de Marketing, CRM, E-Commerce e IA para Negócios em Bruges e Kortrijk. Também é professora visitante na Normandie Business School (França), onde leciona o Mestrado em Inteligência Artificial, e no IÉSEG (França) onde ministra cursos com foco em novas tendências e tecnologias: Big Data Analytics, Conversational User Design, AI User Experience e AI for Marketing. Desde 2023 é professora assistente na University of Social Sciences, onde leciona Marketing 5.0, Novas Técnicas de Marketing, Marketing de Relacionamento, Customer Branding e CRM.
convidado
Lina Leite
Fundadora da Pura Communications, uma empresa de comunicação, sediada em Munique que tem como principal atividade a representação de empresas nos mercados de língua alemã nomeadamente Alemanha, Suíça e Áustria. Durante 16 anos foi também responsável pela Comunicação Turística de Portugal na Alemanha no ICEP, Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal.
convidado
Pedro Wilton
Pedro Wilton é economista pela Universidade Nova de Lisboa e MBA com especialização em Finanças pela Universidade Católica Portuguesa. Com uma carreira de quase 30 anos, desempenhou funções na banca, no regulador do mercado de capitais, foi adjunto no Ministério das Finanças onde coordenou várias privatizações e acompanhou processo legislativos no setor financeiro; foi também responsável comercial na Euronext, a Bolsa Portuguesa, tendo acompanhado várias transações de financiamento sustentável por empresas portuguesas. Desde 2023 é quadro da Systemic onde apoia diversas empresas na sua jornada de sustentabilidade.
convidado
Filipe Rocha
Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa é o fundador e sócio-gerente da empresa Azores Wine Company, Lda, e o Diretor Financeiro do grupo de empresas do enólogo António Maçanita (Fita Preta Vinhos; Maçanita Vinhos; Profetas & Villões; Wine ID, Lda.). Foi Diretor Executivo da Associação Açoriana de Formação Turística e Hoteleira (exercendo as funções de Diretor da Escola de Formação Turística e Hoteleira e Diretor da Unidade de Aplicação da Escola – atualmente o Restaurante/Lounge Anfiteatro), e foi ainda Diretor Comercial do sector automóvel das empresas Autoviação Micaelense, Lda. (Concessionária das marcas Mercedes-Benz, Smart, Chrysler e Jeep
convidado
Paula Sousa
Paula Sousa é licenciada em Engenharia Alimentar. Estudou Enologia em França e fez o WSET II em Espanha tendo, mais tarde, orientado a carreira para o Enoturismo, fazendo uma Graduação em Gestão Hoteleira, um Programa Avançado de Gestão e outro em Gestão de Marcas de Luxo. Desenvolveu uma carreira em projetos de sucesso ao longo de 18 anos, como o grupo Aveleda e a Quinta Nova N. S. do Carmo, como diretora de enoturismo em 4 regiões. Em 2022 administrou uma dmc e um wine bar, para a empresa GLD, detentora de alguns negócios no mundo dos vinhos e turismo. Atualmente é consultora em Enoturismo e coordena a realização da Wine Travel Week - um evento premium profissional, totalmente dedicado ao enoturismo mundial - organizado pela Essência Company. É igualmente professora em vários mestrados executivos e especialista convidada em diversos projetos internacionais.
convidado
Joana Damião
Licenciada em Direção e Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foi Fundadora da Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel. Foi ainda Front-Office, Housekeeping, Reservas, Venda de Banquetes e departamento de F&B no The Westin Palace Madrid, Income Audit e Assistente do Diretor do Hotel Lisboa Regency Chiado, Rececionista / Guest Relations no The Westin Palace Madrid, Coordenadora de Grupos no Global Sales Office da Starwood Hotels & Resorts em Madrid, Diretora Comercial da Eventos - Marketing de Acontecimentos, Sales Manager/Chefe de Vendas do Sheraton Lisboa Hotel & Spa, Assistente de Direção Comercial no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, Diretora Comercial no Martinhal Resort, Diretora de Vendas & Marketing do Penha Longa Resort, Consultora de Vendas & Marketing no Santa Bárbara Eco-Beach Resort, Diretora Geral e Diretora de Vendas & Marketing do Santa Bárbara Eco-Beach Resort e Diretora Geral do Sul Villas & SPA. É, atualmente, Diretora Geral da Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel.
convidado
Maurício Ribeiro
Maurício Ribeiro iniciou a sua carreira como produtor em 2015. Após uma longa carreira internacional na área da fotografia em instituições como a UNICEF, Reuters, New York Times, assume funções como fotógrafo oficial do Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annam. Após isto é na primeira década de 2000 fotógrafo oficial do Primeiro Ministro português, Durão Barroso. Segue para Angola em 2006, onde trabalha para o grupo MediaNova como director de fotografia. Em 2008 assume funções na área dos conteúdos no grupo National Geographic, em Barcelona, onde permanece até 2015. Tem neste momento grandes projetos de âmbito nacional e internacional como ‘Experiências.pt’, ‘Minha Terra, Minha Gente’, ‘Tejo Ibérico’, ‘50 anos do Poder Local’ e ‘Príncipe Real’.
convidado
Miguel J. Martins
O Miguel tem três décadas de experiência em desenvolvimento internacional, finanças, inovação e sustentabilidade em mercados desenvolvidos e emergentes. Desde 2020, trabalha internacionalmente com parceiros chave nos setores privado, público e académico, onde presta serviços de consultoria em como desenhar e reinventar as suas estratégias de inovação e sustentabilidade em paralelo com a reestruturação dos seus modelos de negócio e liderança. Entre 2000-2019 trabalhou na International Finance Corporation (Grupo Banco Mundial) onde liderou projetos de referência, nas áreas de investimento, assessoria e conhecimento, em África, Américas, Ásia, Europa e Médio Oriente. Participou ainda, como membro executivo, em comités de inovação e tecnologia no Grupo Banco Mundial. Em 2005, e em parceria com o Financial Times, o Miguel criou os FT/IFC Transformational Business Awards, também conhecidos como os Óscares da Sustentabilidade, que geriu até 2019, altura em que se desvinculou do IFC. Continua a sua associação com os prémios, mas agora na categoria de júri. Desde 2015 que tem mantido um papel ativo no setor académico, nomeadamente como instrutor/professor na Harvard Graduate School of Design, ISEG, Nova SBE, Porto Business School e EU Business School. Começou a sua carreira profissional em Portugal em 1987, tendo assumido funções diversas no Banco Português do Atlântico, Millennium bcp e, em 1995, integrou a equipa fundadora do Millennium bim em Moçambique, onde estruturou e assumiu as funções de Diretor da Direção Internacional e Financeira.
footer_bar_logos
footer_bar_logos